segunda-feira, 21 de março de 2011

Macarrão com calabresa e brócolis

Esse macarrão é fácil e prático. Como aqui somos apenas eu e Ricardo, temos costume de congelar o que compramos e preparamos. Brócolis é uma dessas coisas. Eu compro, cozinho tudo e congelo em porções para duas pessoas.
Geralmente um macarrãozinho alho e óleo é preparado às segundas. Voltar do final de semana pode bater aquela preguicinha de sujar muito a cozinha... Então...

Ingredientes:
Brócolis (realmente não sei a quantidade exata)
Calabresa picada
Macarrão (gosto de usar espaguete).
Tempero à gosto – sal e ervas de sua preferência

Modo de fazer:
Cozinhe o macarrão (al dente) e reserve.
Na mesma panela que cozinhou o macarrão, jogue azeite (ou óleo) e alho. Refogue bem, adicione a calabresa e misture. Depois coloque o brócolis. Tempere com sal a gosto.
Coloque o macarrão e mexa bem, para que misture tudo. Eu jogo as ervas nessa hora. Uma de cada vez para ir misturando aos poucos (mania minha!). Finalizo com azeite... e pronto!


Dica: às vezes eu acrescento algumas colheres de creme de leite! Fica muito bom!






sábado, 19 de março de 2011

Filé de frango especial


Sabe aquele dia que pensamos em não ligar para calorias e nem gordura trans? Aquele dia que dá aquela vontade de comer friturinhas sem peso na consciência? Pois... tive isso outro dia e preparei esse jantar super gostoso. Foi um filé de frango a milanesa com molho de mostarda, acompanhado de tomates recheados com queijo e batatas sauté.
Não se espantem... nada muito complicado!

TOMATE RECHEADO
- Esse tomate virou um vício... quase sempre eu faço, pois é muito bom! Esse eu fiz usando o molho de queijo do macarrão, mas você pode usar qualquer coisa para rechea-lo. Às vezes faço um creme misturando vários daqueles polenguinhos com sabor e manjericão fresco.
Modo de fazer:
- Tire a tampa do tomate e depois o miolo. Eu uso uma faquinha e depois vou retirando o miolo e as sementes com o auxílio de uma colher. Depois, deixe-os de ponta cabeça para escorrer o excesso de água. Recheie-os e leve para o forno pré-aquecido. A ideia é apenas derreter o queijo, então é pouco tempo. 
                                          


MOLHO DE MOSTARDA
Não tem muito segredo. Para fazer esse molho eu refoguei um pouco de alho, adicionei requeijão (sim, eu adoro requeijão) e fui mexendo. Depois, coloquei mostarda escura e um pouco da clara. No final, acrescentei cerca de 100 ml de creme de leite. Temperei com ervas secas (manjericão, orégano e manjerona). Reserve.

BATATA SAUTÉ
Cozinhe as batatas cortadas em rodelas, mas fique atento para que elas fiquem firmes. Caso contrário, na hora de prepara-las ela ficarão todas desmanchadas.
Em uma frigideira larga, refogue cebola e alho na manteiga. Acrescento a batata e vou virando para deixar bem coradinha dos dois lados. Tempero com sal e ervinhas (uma pimentinha do reino, cai super bem). Jogo salsinha fresca picada.
Pronto!



FILÉ DE FRANGO
Tempere o filé a gosto e deixe por alguns minutos. Empane seguindo as dicas (caso tenha gostado) e..... bom apetite!!!




quarta-feira, 16 de março de 2011

Bolinho de atum com batata


Essa receita eu peguei em um blogue que acompanho há pouco tempo (abaixo tem endereço). Fiz um dia e ficou muito bom, além de ser super prático e rápido. Para melhorar... é assado! Não sei sobre a possibilidade de substituir o atum por outro peixe... Só testando!

Ingredientes:
- Duas batatas médias assadas
- Atum em lata (sólido ou pedaços natural/light)
- ½ cebola picada
- Um dente de alho picado
- Ervas de sua preferência
- Azeite

Modo de fazer:
- Você pode bater tudo no processador até virar uma massa ou...
- Em uma vasilha jogue o atum (escorrendo batendo a água/óleo), depois esprema a batata (como se fosse fazer um purê de batata), coloque os outros ingredientes. Caso ache que precise de sal, adicione. O bom é que dá para experimentar antes de assar.
- Em forma levemente untada com manteiga, coloque os bolinhos. Vá pegando-os com as mãos e fazendo bolinhas (ou a forma estranha que saiu o meu).
- Leve ao forno por cerca de 10 minutos. Na parte de baixo formará uma casquinha. Vire os bolinhos (com cuidado porque ele fica meio molenga) e deixe assar por mais uns 10 minutos. Caso seja necessário, deixe mais tempo.
- Depois, só servir! Quando fiz servi acompanhado de uma belo macarrão alho e óleo!



A receita desse bolinho foi retirado do blogue Panelaterapia


sábado, 12 de março de 2011

Macarrão com molho de queijo

Esse macarrão é uma delícia! Também... mistura tudo de bom: macarrão e queijo! Nada daquela gororoba que aparece em filmes americanos, por favor!

Para o molho dessa receita eu usei uns requeijões de sabor (da marca Polenghi), pois estava com um pouco de pressa. Mas, você também pode substituir por queijo mesmo. Apesar de gostar de adicionar o requeijão comum, que deixa o molho mais cremoso.

Ingredientes:
- Três potes de requeijão (comum, sabor mussarela e sabor prato)
- Parmesão (cerca de 150 gramas)
- Gorgonzola (foi uma pontinha, para não deixar o gosto muito forte)
- Manjericão fresco e outras ervas.
- Azeite
- Alho
- Leite
- Creme de leite



Modo de fazer:
- Refogar o alho até dourar, depois acrescentar o parmesão ralado (se deixar em pedaços, ele demora a derreter – cometi esse erro).
- Adicionar um pouco de leite. Não pare de misturar!
- Despeje os potes de requeijão. O ideal é despejar um e mexer. Assim que derreter, adicione outro,...  Caso opte por usar o queijo, sempre comece pelos queijos mais duros.
- Nesse creme, derreta o gorgonzola. Adicione leite sempre que o molho começar a ficar muito consistente. 


- Coloque o creme de leite (com soro mesmo). Não deixe de mexer!
- Por último, coloque o manjericão fresco e ervas como manjerona e orégano.
Agora, o melhor dessa receita: ela pode ser usada como fondue! Geralmente, eu e Ricardo comemos o molho e fazemos fondue de queijo no dia seguinte.  Mais tempo no fogo, mais grosso o molho fica.
Como os queijos já são salgados e tem gosto forte (como o parmesão e o gorgonzola) eu não coloco nada de sal. Apenas o trio maravilha das ervas – manjericão, orégano e manjerona.
Dica: com esse molho eu prefiro massas como farfalle (que eu usei), parafuso ou penne (meu preferido! Mas, estava sem em casa. Eu gosto porque o molho entra no meio do macarrão... Delícia!!!)


 Acho que as fotos estão melhorando....

quinta-feira, 10 de março de 2011

Bife à parmegiana


Essa receita, na verdade, não tem nada de novidade. Acho que todos sabem fazer bife a parmegiana.Gosto de caprichar no queijo!!!
Pensei em dar algumas dicas!

1- Na hora de empanar, gosto de colocar um pouco de queijo ralado no ovo. A casquinha aprece ficar mais crocante e saborosa. Será só impressão?!
2 - Para empanar, eu forro com papel toalha uma forma, onde vou depositar a farinha. Isso facilita bastante na hora de lavar!
3 - É importante cuidar para que o bife não torre demais, então eu diminuo e aumento o óleo. Não uso garfo quando estou passando na farinha de rosca, para evitar que a casca quebre na hora de evitar.



4 - Para evitar quebrar a casquinha enquanto fritam, uso uma "pinça" similar a essa:


5 -  Sempre coloco molho no fundo, antes de colocar os bifes e, como viram, adoro caprichar no queijo!



6 - Derramei molho de tomate por cima e fiz uma decoração bobinha, pois era um jantar surpresa para Ricardo.


7 - Depois de aquecer por cerca de 15 minutos (ou até o queijo derreter) retirei e montei um prato como o debaixo. Não deixe muito no forno para não ressecar a carne ou o molho!

Esse post deu até fome!!!

sábado, 5 de março de 2011

Calabresa ao forno com brocólis


Essa receita eu faço tradicionalmente com carne moída. Receita simples: fazer carne moída ao seu modo, jogar purê de batata por cima e levar por cerca de 20 minutos no forno médio.
Essa variação é feita com calabresa e também fica muito boa. 

INGREDIENTES:
Purê de batata (fazer do seu jeito)
Uma calabresa picada
Meia cebola picada
Um tomate picado e sem semente
Brócolis cozido e picado
Duas colheres (sopa) cheia de requeijão*

*O uso do requeijão é opcional, mas dá uma cremosidade bem gostosa.

MODO DE FAZER:
Refoguei cebola e alho, joguei a calabresa e mexi durante um tempo até dar aquela tostadinha gostosa na calabresa.  Adicionei os tomates e os brócolis picadinhos. Por fim, o requeijão (caso seja necessário ou sinta vontade, adicione mais ou menos conforme seu gosto).
Depois, coloque em uma forma (não precisa untar) e cubra com o purê de batata. Você também pode adicionar mussarela que fica muito bom!
Levar ao forno por 20 minutos.



sexta-feira, 4 de março de 2011

Omelete de forno


Adoro omelete com batata, estilo tortillas espanhola. Meu pai faz uma fenomenal! Muito boa mesmo. Quando tentei fazer sempre tive dificuldade em virar e sair tudo bonitinho. Além de achar o ponto para não deixar o ovo cru no meio da omelete sem queimar por fora.

Até que um dia, vagando por sites de receita, achei uma dica: pode-se fazer no forno!

Pronto!

Além das preocupações como: a omelete desmoronar ou ficar ovo cru terem acabado... É assada!

INGREDIENTES:
5 ovos
2 batatas (médias) cozidas e cortadas em rodelas*
Cerca de 50 gramas de mussarela, presunto, azeitonas pretas,...**
Sal e ervas a gosto

*Você pode substituir por couve-flor. Também é possível fazer essa receita com a batata crua, desde que ela esteja ralada.
**A vantagem é usar a criatividade!!! Peito de peru, queijo branco, azeitona verde, tomate,... Cada vez eu mudo os ingredientes!

MODO DE PREPARO:
Bata os ovos e depois tempere como preferir. Você pode adicionar as batatas nessa hora, junto com a mussarela, presunto,... Depois, despeje essa mistura em uma forma untada com azeite.
Na receita da foto abaixo, eu deixei para colocar as batatas por último, depois de despejar a mistura de ovos na forma e cobri com mussarela.

Deixe no forno médio por cerca de 40 minutos (mas, vá dando uma olhada!)

Para variar... servi com mix de salada verde!


Essa quantidade dá e sobra para um casal. A omelete fica bem gordinha (como eu gosto!!!)

 Estou tentando caprichar mais nas fotos

quinta-feira, 3 de março de 2011

Bife acebolado com mostarda


Essa receita eu me inspirei em uma propaganda que vi há muito tempo da Hellmann´s, onde colocavam algumas colheres de maionese na cebola que estava refogando.
Porém, quando fui fazer... cadê a maionese?! Não tinha!
Então,...

INGREDIENTES:
Bife de filé mignon ou alcatra
Uma cebola cortada em rodelas
Creme de leite
Mostarda Escura

MODO DE FAZER:
Tempere os bifes como preferir. Eu gosto de usar azeite, shoyu e ervas. Não sei se perceberam, mas raramente uso sal e, quando uso, é muito pouco.  Também gosto de usar um pouco gengibre em pó. Ele dá um gosto especial e, usado com moderação, não deixa um gosto forte. Além de se ajudar na redução do colesterol ruim.
Depois de grelhar os bifes, retire-os da panela. Com o caldinho que ficar (pode adicionar um pouco de água), refogar a cebola até amolecer. Coloque, então, creme de leite (cerca de 100 gramas para uma cebola inteira). Mas, fica ao seu critério fazer com mais ou menos. Mexa um pouco e depois acrescente a mostarda. A quantidade também varia conforme o gosto!
Servi com pães fatiados e salada!
É uma ótima pedida para dar um diferencial no bife acebolado! Além de poder ser servido em iscas para tomar com uma cervejinha!