sábado, 12 de março de 2011

Macarrão com molho de queijo

Esse macarrão é uma delícia! Também... mistura tudo de bom: macarrão e queijo! Nada daquela gororoba que aparece em filmes americanos, por favor!

Para o molho dessa receita eu usei uns requeijões de sabor (da marca Polenghi), pois estava com um pouco de pressa. Mas, você também pode substituir por queijo mesmo. Apesar de gostar de adicionar o requeijão comum, que deixa o molho mais cremoso.

Ingredientes:
- Três potes de requeijão (comum, sabor mussarela e sabor prato)
- Parmesão (cerca de 150 gramas)
- Gorgonzola (foi uma pontinha, para não deixar o gosto muito forte)
- Manjericão fresco e outras ervas.
- Azeite
- Alho
- Leite
- Creme de leite



Modo de fazer:
- Refogar o alho até dourar, depois acrescentar o parmesão ralado (se deixar em pedaços, ele demora a derreter – cometi esse erro).
- Adicionar um pouco de leite. Não pare de misturar!
- Despeje os potes de requeijão. O ideal é despejar um e mexer. Assim que derreter, adicione outro,...  Caso opte por usar o queijo, sempre comece pelos queijos mais duros.
- Nesse creme, derreta o gorgonzola. Adicione leite sempre que o molho começar a ficar muito consistente. 


- Coloque o creme de leite (com soro mesmo). Não deixe de mexer!
- Por último, coloque o manjericão fresco e ervas como manjerona e orégano.
Agora, o melhor dessa receita: ela pode ser usada como fondue! Geralmente, eu e Ricardo comemos o molho e fazemos fondue de queijo no dia seguinte.  Mais tempo no fogo, mais grosso o molho fica.
Como os queijos já são salgados e tem gosto forte (como o parmesão e o gorgonzola) eu não coloco nada de sal. Apenas o trio maravilha das ervas – manjericão, orégano e manjerona.
Dica: com esse molho eu prefiro massas como farfalle (que eu usei), parafuso ou penne (meu preferido! Mas, estava sem em casa. Eu gosto porque o molho entra no meio do macarrão... Delícia!!!)


 Acho que as fotos estão melhorando....

3 comentários:

  1. macarrão e queijo sempre fica uma combinação deliciosa, adoro qualquer molho cremoso na massa! bjus!

    ResponderExcluir
  2. Ainnnnnnnnnn que fome!!!!! Esse blog não me deixa fazer regime! hahaha. Parabéns Andrea! Suas receitas sempre ótimas!!! Blog delicioso o teu! hehehe.
    Bjos e boa semana chef de cozinha! ;)

    ResponderExcluir
  3. ooolha fotografando o passo a passo!!!!!
    adorei!

    ResponderExcluir