quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sopa clássica de feijão

Apesar de não gostar de feijão nem de frio, não há como negar uma sopinha dessas nesse frio que chegou para ficar em São Paulo. Aqui sempre mudamos algo: fazemos com macarrão ou batata, ou dois. Com bacon ou calabresa, ou nenhum dos dois. Como preferir e mandar a vontade.
Ingredientes:
- Feijão (cerca de duas a três xícaras)
- Calabresa
- Macarrão de sopa (aqueles pequeninos)
- Temperos que preferir

Modo de fazer:
- Coloque o feijão na panela de pressão e o cubra com água. Aqueles que boiarem, devem ser retirados. Deixe cozinhar e quando começar a panela começar a chiar, deixe por cerca de uma hora (cada fogão tem seu tempo, então pode variar)
- Abra a panela com cuidado e despeje o feijão cozido no liquidificador (eu adiciono um pouco de água fria) e bata bem.
- Refogue alho com a calabresa (ou bacon, o que preferir) e depois jogue o feijão batido. Adicionamos os temperos que gostamos (ervas em geral e sal). Deixe ferver e vá mexendo.
- Despeje o macarrão já cozido (eu prefiro cozinhar antes para não por muito ou pouco macarrão, mas também é possível cozinhá-lo na sopa mesmo). Esse é o momento de adiocnar batatas, couves e o que mais quiser.
Servi com pão italiano e vinho tinto. Porém, essa semana acabamos repetindo o prato. Ricardo teve a ideia de servir pão de alho para acompanhar, então esquentamos alguns no forno elétrico até dar uma tostada... Ficou divino!!!


Servi essa com um pão italiano, mas o pão de alho caiu muito melhor!!!
Também reguei com um fio de azeite e parmesão ralado!




2 comentários:

  1. sopinha de feijão tem o seu valor nesse inverno viu??? oh coisa boa! esses dias comi uma de feijão branco! é tão boa quanto! bjus!!

    ResponderExcluir
  2. Parece delicioso mesmo! Quero experimentar!!!!
    Parabéns pelo blog!

    Vou voltar mais vezes

    ResponderExcluir